Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Acesso, abrangência e resolutividade da atenção básica à saúde no nordeste brasileiro / Acceso, alcance y capacidad resolutiva de la atención básica en salud en el nordeste brasileño / Access, scope and resoluteness of primary health care in northeastern Brazil

Souza, Katyucia Oliveira Crispim de; Ribeiro, Caíque Jordan Nunes; Santos, José Yuri Silva; Araújo, Damião da Conceição; Peixoto, Marcus Valerius da Silva; Fracolli, Lislaine Aparecida; Santos, Allan Dantas dos.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 35: eAPE01076, 2022. graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1393721
Resumo Objetivo Analisar espacialmente os indicadores relacionados às dimensões ao acesso, à abrangência e à resolutividade dos serviços ofertados pela atenção básica à saúde nos municípios da região Nordeste do Brasil. Métodos Estudo ecológico com técnicas de análise espacial, utilizando as médias aritméticas e desvios padrão dos dez indicadores de desempenho pactuados no terceiro ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, cujas unidades de análise foram os 1.794 municípios da região Nordeste do Brasil. Resultados Nenhum estado atingiu o parâmetro mínimo nas dimensões "Resolutividade" e "Abrangência da oferta dos Serviços". Na dimensão "Acesso e Continuidade do Cuidado", houve agrupamentos espaciais baixo-baixo para atendimentos de consultas por demanda espontânea e alto-alto para atendimentos de consulta agendada. Na dimensão "Resolutividade", foi possível observar aglomerados espaciais alto-alto em municípios do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Na dimensão "Abrangência da oferta dos Serviços", verificou-se agrupamentos baixo-baixo em municípios do Maranhão, Piauí e Ceará. Conclusão A análise espacial permitiu observar que ainda persistem dificuldades no acesso da população aos serviços da atenção básica na região Nordeste do Brasil, o que acarreta também na diminuição do poder de abrangência e resolutividade deste nível de atenção.
Biblioteca responsável: BR1.2