Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Maternidade e uso de substâncias psicoativas: narrativas de mulheres atendidas em serviços de reabilitação psicossocial / Maternity and use of psychoactive substances: narratives of women attended in psychosocial rehabilitation services / Maternidad y consumo de sustancias psicoactivas: narrativas de mujeres asistidas en servicios de rehabilitación psicossocial

Settani, Sthefani Souza; Santos, Patrícia Barros dos; Silva, Juliane Clécia Maria da; Wanderley, Thyago da Costa; Santos, Raquel Bezerra dos.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1395538
Objetivo: Descrever a percepção de mulheres no período gravídico puerperal sobre o uso de substâncias psicoativas (SPA). Métodos: Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, realizado com oito mulheres presentes em serviços de reabilitação psicossocial. A amostragem foi definida por saturação. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas no período de setembro a outubro de 2019 e submetidos a Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: Após a análise dos dados, emergiram as seguintes categorias temáticas: Conhecimento da motivação inicial para o uso de substâncias psicoativas e manutenção antes, durante e após a gestação; Uso de substâncias psicoativas durante a gestação e/ou puerpério: a percepção sobre seus riscos; Pensamentos das mulheres usuárias de substâncias psicoativas durante a gestação; e, O sentimento de maternidade e o uso de substâncias psicoativas, que revelam as vivências e percepções das mulheres sobre o uso das substâncias psicoativas durante todo o ciclo gravídico-puerperal. Conclusão: O uso das substâncias psicoativas relacionados aos sentimentos de maternidade são considerados negativos, uma vez que a dependência leva à anulação do ser mãe no contexto familiar e social. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2