Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Protótipo de aplicativo móvel sobre conteúdo educativo para cuidados domiciliares de receptores de transplante hepático / Prototipo de aplicación móvil sobre contenido educativo para cuidados domiciliarios de receptores de trasplante hepático / Mobile application prototype on educational content for home care of liver transplantation recipients

Knhis, Neide da Silva; Wachholz, Laísa Fischer; Magalhães, Aline Lima Pestana; Barra, Daniela Couto Carvalho; Mendes, Karina Dal Sasso; Nascimento, Keyla Cristine do; Paim, Sibele Maria Schuantes.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 35: eAPE00267, 2022. tab, graf
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1402885
Resumo Objetivo Desenvolver e validar o conteúdo educativo de um protótipo de aplicativo móvel para gestão dos cuidados domiciliares de receptores de transplante hepático. Métodos Estudo metodológico para o desenvolvimento e validação de conteúdo, elaborado em três etapas (1) revisão integrativa da literatura, (2) estudo qualitativo por meio de entrevista semiestruturada com equipe multiprofissional do transplante hepático e pacientes que foram submetidos a esse transplante e (3) validação de conteúdo por meio da técnica Delphi, com a participação de juízes com expertise na temática e receptores de transplante hepático. Resultados No total, 14 artigos originais atenderam aos critérios de inclusão e apontam cuidados voltados ao uso de medicamentos, controle da glicemia e cuidados com possíveis intercorrências e complicações. No estudo qualitativo, formou-se seis unidades de significados extraídas das entrevistas com 20 pacientes e 13 profissionais da equipe. A consolidação das informações permitiu formatar a tela inicial do aplicativo e seis abas de unidades de cuidados domiciliares. A validação de conteúdo apresentou média geral do índice de validade de 0,94 dos pacientes e 0,84 dos profissionais em todos os itens. Conclusão O conteúdo desenvolvido e validado permite a gestão de cuidados domiciliares de pacientes submetidos ao transplante hepático, que contribuirá para melhorar as taxas de sobrevida do paciente e do enxerto, diante das mudanças de vida necessárias para manutenção do novo órgão transplantado.
Biblioteca responsável: BR21.1