Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Levantamento epidemiológico dos casos de tuberculose no Brasil e ações alternativas para auxiliar no tratamento / Epidemiological survey of tuberculosis cases in Brazil and alternative actions to aid in treatment / Estudio epidemiológico de los casos de tuberculosis en Brasil y acciones alternativas para ayudar al tratamiento

Lupepsa, Beatriz Zago; Cella, Wilsandrei; Carraro, Franciele Mota; Halabura, Marisangela Isabel Wietzikoski; Silva, Dayane Lilian Gallani; Avelino, Katielle Vieira; Faria, Maria Graciela Iecher; Valle, Juliana Silveira do; Gazim, Zilda Cristiani.
Arq. ciências saúde UNIPAR ; 26(3)set-dez. 2022.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1414501
tuberculose é uma das doenças infectocontagiosas de maior importância no Brasil e no mundo. Afeta de forma importante populações em situação de vulnerabilidade social e econômica. O objetivo deste estudo foi realizar um levantamento do número de casos notificados de tuberculose no Brasil nos últimos 10 anos (2011 a 2021), avaliar os fatores que afetam a transmissão, bem como discutir o tratamento padrão e com fitoterápicos. O levantamento epidemiológico dos casos de tuberculose no Brasil de janeiro de 2011 a dezembro de 2021 foi realizado dentre os notificados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Os resultados indicaram um aumento linear de casos a partir de 2017 com 90.776 casos diagnosticados, em 2018 (94.720) e 2019 (96.655). Acredita-se que o aumento linear da tuberculose neste período pode estar relacionado principalmente com o aumento da pobreza, contudo o compartilhamento de utensílios durante o uso de narguilé podem representar fatores de risco para tuberculose. Seis plantas medicinais afetam diretamente as micobactérias (Chenopodium ambrosioides, Tetradenia riparia, Physalis angulata, Origanum vulgare, Eucalyptus globulus, Mikania glomerata) e cinco plantas com atividade antibacteriana auxiliam no trato respiratório (Nasturtium officinale, Allium sativum, Schinus terebinthifolius, Adiantum capillus-veneris, Allium cepa). Contudo, a tuberculose é uma doença reemergente sendo necessária a adoção de políticas públicas que intensifiquem e implementem medidas sócio-educativas para a implantação do uso de fitoterápicos como medida complementar.
Biblioteca responsável: BR513.1