Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Saúde integral da pessoa idosa em situação de vulnerabilidade: o desafio das ações intersetoriais na atenção básica município de Francisco Morato / Comprehensive health of vulnerable elderly people: the challenge of intersectoral actions in primary care in the municipality of Francisco Morato

Oliveira, Tatiane Vieira Martins de.
São Paulo; s.n; 2023. 46 f p.
Tese em Português | CONASS, SES-SP, SES SP - Instituto de Saúde, SES-SP, SESSP-ESPECIALIZACAOSESPROD, SES-SP | ID: biblio-1419071
O envelhecimento populacional é uma realidade brasileira, portanto, é de suma importância estudar os diversos contextos que a população envelhece e como podem influenciar na saúde.

Objetivo:

Identificar como se estabelece no território, a articulação entre a atenção básica e assistência social na atenção integral à saúde da pessoa idosa em situação de vulnerabilidade social no município de Francisco Morato- SP.

Metodologia:

Trata-se de um estudo descritivo, transversal de método quanti-qualitativo, realizado entre agosto e outubro de 2022, no município de Francisco Morato- SP. O estudo foi dividido em duas fases, na primeira foram aplicados aos doze gestores das USF um questionário fechado. Na segunda um gerente de USF e um do CRAS responderam um questionário semiestruturado. As entrevistas foram transcritas e realizou-se análise de conteúdo. Os dados quantitativos foram analisados por comparação entre frequências.

Resultados:

Verificamos que metade das USFs realizam registro diferencial para população idosa; porém a maioria não reconhece como grupo prioritário para consultas. Indentifiou-se pouca articulação entre os setores.

Conclusão:

Para atender a população idosa em situação de vulnerabilidade na sua integralidade é necessária uma rede que articule e dialogue entre si numa gestão horizontal do cuidado, sendo necessário definir protocolos.
Biblioteca responsável: BR1764.1
Localização: BR1764.1