Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Apoyo institucional y acciones antituberculosas en Atención Primaria de Salud en Brasil / Institutional support and anti-tuberculosis actions in Primary Health Care in Brazil / Apoio institucional e ações antituberculose na Atenção Primária à Saúde no Brasil

Vieira, Dagoberta Alves; Antunes, Luize Barbosa; Zanatti, Christian Loret de Mola; Tomberg, Jéssica Oliveira; Ampudia-Tafur, Lisbeth Natalit; Cardozo-Gonzales, Roxana Isabel.
Rev. urug. enferm ; 18(1): 1-20, ene. 2023.
Artigo em Espanhol | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1424445
Objetivo: Avaliar a associação entre apoio institucional e ações de controle da tuberculose (TB) desenvolvida pelas equipes da Atenção Primária à Saúde (APS). Métodos: Estudo transversal de abordagem quantitativa, com base nos dados da avaliação externa do 2º ciclo do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica realizado em 2014. Utilizou-se o Software for Statisticsand Data Science para realização de frequências e associações por meio da análise multinível. Resultados: O percentual de registro da estimativa anual do número de casos confirmados de TB e sintomáticos respiratórios nas equipes de saúde da APS atingiu 81,7%, em todo Brasil, porém apenas 55,6% das equipes reportaram ter usuários com TB no território, dentre estes as ações de controle foram satisfatórias mantendo-se acima de 77%. Na análise multinível, identificou-se que as ações de apoio institucional ofertadas às equipes de saúde, mostrou que em sua maioria aumenta as chances das equipes desenvolverem as ações de controle da TB. Quanto menor a avaliação pela equipe do desempenho referente ao trabalho do apoiador institucional menores chances de cura, realização de tratamento diretamente observado e realização de vigilância dos contatos. Conclusão: O desenvolvimento das ações de Apoio institucional ofertado às equipes fortalecem as ações de controle da TB na APS.
Biblioteca responsável: UY7.1