Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Caracterização da agressão verbal com enfermeiros em uma unidade hospitalar / Characterization of verbal aggression with nurses in a hospital unit / Caracterización de la agresión verbal con enfermeras en una unidad hospitalaria

Dantas, Maiara Bezerra; Assís, Francisco Diógenes Lima de; Magalhães, Beatriz de Castro; Sousa, Bruna Erilania Vieira de; Peixoto, Wesley Queiroz.
Enferm. foco (Brasília) ; 14: 1-7, mar. 20, 2023. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1425800
Objetivo: O objetivo do estudo é caracterizar a agressão verbal com enfermeiros de uma unidade hospitalar. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo e de corte transversal, realizado em uma unidade hospitalar da região centro-sul cearense, no ano de 2019. A amostra foi composta por 43 enfermeiros, submetidos a uma pesquisa semiestruturada, os dados foram tabulados em um sistema computacional para a elaboração de estatísticas, cálculos e tabelas. A violência foi evidenciada como uma preocupação relevante entre os participantes, sendo a agressão verbal a forma mais relevante de violência sofrida. Resultados: Identificou-se a predominância de profissionais adultos jovens, população feminina, sem cargo administrativo e com experiência profissional entre seis e dez anos. A caracterização sociodemográfica dos participantes, corroboraram com achados potenciais de vulnerabilidade. Conclusão: As formas de enfrentamento pelos profissionais, tende a evoluir, muitas vezes, de modo agressivo e negativo, interferindo diretamente nas condições de trabalho. Desse modo, faz-se necessário a elaboração de estratégias para estímulo ao relato de violência, assim como o seu enfrentamento, bem como estudos sobre a temática. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2