Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil de profissionais e organização do trabalho em centrais de transplantes / Perfil de los profesionales y organización del trabajo en los centros de trasplante / Profile of professionals and organization of work in transplant centers

Magalhães, Aline Lima Pestana; Santos, Rosane Lucilene dos; Knihs, Neide da Silva; Pessoa, João Luis Erbs; Brehmer, Laura Cavalcanti de Farias; Melo, Polianna Costa Bortolon.
J. nurs. health ; 12(3): 2212322043, out.2022.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1426151

Objetivo:

identificar o perfil de profissionais e a organização do trabalho nas centrais nacional e estaduais de transplante.

Método:

pesquisa quantitativa, descritiva, realizada com 34 profissionais das centrais de transplantes. Realizou-se coleta de dados entre junho e setembro de 2020, por meio de questionário eletrônico. Os dados foram analisados pela estatística descritiva.

Resultados:

as equipes de transplantes são compostas principalmente por enfermeiros (73,5%), com tempo de formação entre 11 e 20 anos (41,2%) e atuação nas centrais entre cinco e 10 anos (44,1%). As atividades de gestão foram as mais citadas, seguida pelas de educação, e por fim atividades assistenciais.

Conclusão:

a partir deste estudo foi possível evidenciar quem são os profissionais atuantes nas Centrais de Transplantes. O enfermeiro destaca-se como integrante das equipes das centrais. A atuação do enfermeiro no processo de doação de órgãos é de extrema importância, visto que é o gestor do cuidado.(AU)
Biblioteca responsável: BR1060.1