Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação dos serviços de saúde bucal na atenção primária à saúde: perspectivas regionais com base no PMAQ / Evaluation of oral health services in primary health care: regional perspectives based on PMAQ / Evaluación de los servicios de salud bucal en la atención primaria de salud: perspectivas regionales basadas en PMAQ

Amaral Júnior, Orlando Luiz do; Fagundes, Maria Laura Braccini; Menegazzo, Gabriele Rissotto; Tôrres, Luisa Helena do Nascimento; Giordani, Jessye Melgarejo do Amaral.
Tempus (Brasília) ; 14(1): 143-159, jul. 3, 2020.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1427089
Objetivo:O objetivo do estudo foi analisar o perfil epidemiológico da assistência odontológica dos municípios da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul (4ª CRS/RS) a partir dos dados gerados no 2ª ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Metodologia:Trata-se de um estudo observacional transversal utilizando como instrumento os microdados da avaliação externa do PMAQ-AB divididos nas dimensões de estrutura das unidades básicas, processo de trabalho das equipes de atenção à saúde bucal e usuários do serviço. Dos 32 municípios pertencentes à 4ª CRS/RS, 21 aderiram ao programa e fazem parte deste estudo, sendo que estes sãodivididos em duas regiões de saúde. Esse estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria e a análise estatística dos dados foi realizada através do programa Stata 14.0, onde foram realizadas análises de frequência para variáveis selecionadas. Resultados:Participaram da avaliação 56 Unidades de Atenção Básica, 44 equipes de saúde bucal e 261 usuários do serviço de atenção básica e com isso observamos que, apesar da maioria das unidades possuírem atendimento odontológico com agendamento e capacidade de resolução dos casos, a maioria dos usuários não o utilizam. Conclusão:Com estes resultados almejamos desencadear processos que tragam melhorias para as unidades, equipes e usuários da atenção básica no que tange o planejamento, organização e cuidado em saúde e concluímos que este tipo de avaliação se mostra importante para o desenvolvimento de ações de saúde pública. (AU)
Biblioteca responsável: BR1935.9