Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Segundo Consenso Brasileiro de Manejo da Doença de Crohn em adultos: um consenso da Organização Brasileira de Doença de Crohn e Colite (GEDIIB) / Second brazilian consensus on the management of crohn's disease in adults: a consensus of the brazilian organization for crohn's disease and colitis (gediib)

IMBRIZI, Marcello; BAIMA, Júlio Pinheiro; AZEVEDO, Matheus Freitas Cardoso de; ANDRADE, Adriana Ribas; QUEIROZ, Natália Souza Freitas; CHEBLI, Júlio Maria Fonseca; CHEBLI, Liliane Andrade; ARGOLLO, Marjorie Costa; SASSAKI, Ligia Yukie; PARRA, Rogerio Serafim; QUARESMA, Abel Botelho; VIEIRA, Andrea; DAMIÃO, Adérson Omar Mourão Cintra; MORAES, Antonio Carlos da Silva; FLORES, Cristina; ZALTMAN, Cyrla; VILELA, Eduardo Garcia; MORSOLETTO, Eloá Marussi; GONÇALVES FILHO, Francisco de Assis; PENNA, Francisco Guilherme Cancela e; SANTANA, Genoile Oliveira; ZABOT, Gilmara Pandolfo; PARENTE, José Miguel Luz; COSTA, Marcia Henriques de Magalhães; ZERÔNCIO, Marco Antonio; MACHADO, Marta Brenner; CASSOL, Ornella Sari; KOTZE, Paulo Gustavo; FRÓES, Renata de Sá Brito; MISZPUTEN, Sender Jankiel; AMBROGINI JUNIOR, Orlando; SAAD-HOSSNE, Rogério; COY, Cláudio Saddy Rodrigues.
Arq. gastroenterol ; 59(supl.1): 20-50, 2022. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1429854
RESUMO Contexto: A doença inflamatória intestinal (DII) é uma doença imunomediada que inclui a doença de Crohn (DC) e a retocolite ulcerativa. A DC é caracterizada por um envolvimento intestinal transmural da boca ao ânus com sintomas recorrentes e remitentes que podem levar a danos intestinais progressivos e incapacidade ao longo do tempo. Objetivo: Orientar os tratamentos médicos mais seguros e eficazes de adultos com DC. Métodos: Este consenso foi desenvolvido por autores que representam gastroenterologistas e cirurgiões brasileiros especialistas em doenças colorretais (GEDIIB, Organização Brasileira de Doença de Crohn e Colite). Uma revisão sistemática das evidências mais recentes foi realizada para apoiar as recomendações/declarações. Todas as recomendações e declarações incluídas foram endossadas em um painel Delphi modificado pelas partes interessadas e especialistas em DII com uma concordância de pelo menos 80% ou mais. Resultados e conclusão: As recomendações médicas (intervenções farmacológicas e não farmacológicas) foram mapeadas de acordo com o estágio de tratamento e gravidade da doença em três domínios: manejo e tratamento (intervenções medicamentosas e cirúrgicas), critérios para avaliar a eficácia do tratamento médico, e acompanhamento/monitoramento do paciente após o tratamento inicial. O consenso é direcionado a clínicos gerais, gastroenterologistas e cirurgiões interessados em tratar e gerenciar adultos com DC e apoia a tomada de decisões de companhias de seguro de saúde, agências reguladoras e líderes ou administradores de instituições de saúde.
Biblioteca responsável: BR1.1