Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tratamento cirúrgico de pacientes adultos com doença de Crohn e retocolite ulcerativa: um consenso da Organização Brasileira de Doença de Crohn e Colite (GEDIIB) / Surgical management of adult crohn's disease and ulcerative colitis patients: a consensus from the brazilian organization of crohn's disease and colitis (gediib)

ZABOT, Gilmara Pandolfo; CASSOL, Ornella Sari; QUARESMA, Abel Botelho; GONÇALVES FILHO, Francisco de Assis; BAIMA, Júlio Pinheiro; IMBRIZI, Marcello; ROLIM, Alexandre de Sá; CARMO, Alexandre Medeiros do; ALVES JUNIOR, Antonio Jose Tiburcio; SANTOS, Carlos Henrique Marques dos; SOBRADO JUNIOR, Carlos Walter; MIRANDA, Eron Fábio; ALBUQUERQUE, Idblan Carvalho de; SOUZA, Mardem Machado de; KAISER JUNIOR, Roberto Luiz; PARRA, Rogerio Serafim; KOTZE, Paulo Gustavo; SAAD-HOSSNE, Rogério.
Arq. gastroenterol ; 59(supl.1): 1-19, 2022. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1429855
RESUMO

Contexto:

Apesar da terapia medicamentosa otimizada, o risco contemporâneo de cirurgia nas doenças inflamatórias intestinais (DII) após 10 anos do diagnóstico é de 9,2% em pacientes com retocolite ulcerativa (RCU) e de 26,2% na doença de Crohn (DC) na era biológica.

Objetivo:

Este consenso visa detalhar as orientações para os procedimentos cirúrgicos mais adequados em diferentes cenários da DII. Além disso, detalha as indicações cirúrgicas e o manejo perioperatório de pacientes adultos com DC e RCU.

Métodos:

Nosso consenso foi desenvolvido por cirurgiões colorretais e gastroenterologistas representantes da Organização Brasileira de Doença de Crohn e Colite (GEDIIB), com a metodologia de revisão rápida sendo conduzida para respaldar as recomendações. As recomendações cirúrgicas foram estruturadas e mapeadas de acordo com os fenótipos da doença, indicações cirúrgicas e técnicas. Após a estruturação das recomendações, a metodologia modificada do Painel Delphi foi utilizada para conduzir a votação por especialistas em cirurgia de DII e gastroenterologia. Esta consistiu em três rondas duas com recurso a uma plataforma de votação online personalizada e anônima e uma reunião presencial. Sempre que os participantes não concordavam com afirmações ou recomendações específicas, era oferecida uma opção de delinear possíveis razões para permitir respostas em texto livre e dar a oportunidade para os especialistas elaborarem ou explicarem a discordância. O consenso de recomendações/declarações em cada rodada foi considerado alcançado se houve concordância ≥80%. Resultados e conclusão Este consenso abordou as informações mais relevantes para orientar o processo de tomada de decisão para o manejo cirúrgico adequado de DC e RCU. Ele sintetiza recomendações desenvolvidas a partir de evidências e conhecimento de alto nível. As recomendações cirúrgicas foram estruturadas e mapeadas de acordo com os diferentes fenótipos da doença, indicações para cirurgia e manejo perioperatório. O foco específico do nosso consenso foi dado aos procedimentos cirúrgicos eletivos e de emergência, determinando quando indicar a cirurgia e quais procedimentos podem ser os mais adequados. O consenso é direcionado a gastroenterologistas e cirurgiões interessados no tratamento e manejo de pacientes adultos com DC ou RCU e apoia a tomada de decisões de pagadores de saúde, líderes institucionais e/ou administradores.
Biblioteca responsável: BR1.1