Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Telessaúde no consumo e comportamento alimentar em adultos: uma revisão rápida de revisões sistemáticas / Telehealth, food consumption, and eating behavior in adults: a rapid review of systematic reviews / Telesalud, consumo de alimentos y comportamiento alimentario de la población adulta: examen rápido de revisiones sistemáticas

Melo, Roberta Crevelário de; Silva, Letícia Aparecida Lopes Bezerra da; Toma, Tereza Setsuko; Araújo, Bruna Carolina de; Luquine Jr., Cézar Donizetti; Milhomens, Lais de Moura; Melo, Daiane Sousa; Bortoli, Maritsa Carla de; Barreto, Jorge Otávio Maia.
Rev. panam. salud pública ; 47: e47, 2023. tab, graf
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1432081
RESUMO Objetivo. Sintetizar as evidências sobre os efeitos de intervenções de telessaúde oferecidas por meio de aplicativos de celular e de mensagens de texto no comportamento de adultos com vistas à alimentação saudável. Métodos. Foi realizada uma revisão rápida por meio de buscas em nove bases eletrônicas da literatura para identificar revisões sistemáticas publicadas em inglês, português e espanhol que avaliassem estratégias de telessaúde comparadas a atendimento presencial para melhoria da alimentação na população adulta (18 a 59 anos). As buscas foram realizadas em novembro de 2020 e atualizadas em abril de 2022. As revisões sistemáticas incluídas foram avaliadas quanto à qualidade metodológica com a ferramenta AMSTAR 2. Resultados. Cinco revisões sistemáticas foram incluídas, sendo uma com avaliação de confiança moderada e as demais com confiança criticamente baixa. Verificou-se uma escassez de estudos comparando o uso de estratégias de telessaúde com o atendimento presencial para a promoção da alimentação saudável em adultos. Os resultados mais consistentes referem-se ao aumento no consumo de frutas e vegetais com o uso de aplicativo ou mensagens de texto, além de melhoria do padrão alimentar de pessoas com diabetes ou intolerância à glicose com o uso de mensagens de texto. Conclusão. A maioria das análises de intervenções utilizando aplicativos de celular ou mensagens de texto mostrou efeitos positivos nos desfechos de alimentação saudável. No entanto, esses achados se referem aos poucos ensaios clínicos com amostras pequenas de participantes incluídos nas revisões sistemáticas da presente revisão rápida, a maioria de baixa qualidade metodológica. Conclui-se que há uma lacuna no conhecimento, sendo importante a realização de estudos metodologicamente mais robustos.
Biblioteca responsável: BR1.1