Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Phyllochron variability and cutting management practices on the agronomic potential of sorghum (Sorghum bicolor (L. ) Moench) / Variabilidade do filocrono e práticas de manejo de corte no potencial agronômico de sorgo (Sorghum bicolor (L. ) Moench)

Camera, Diego de Oliveira; Ludwig, Marcos Paulo; Martins, Juliano Dalcin; Kirchner, Jardel Henrique; Santos, Maicon Sérgio; Villa, Bruna de.
Colloq. Agrar ; 19(1): 86-104, jan.-dez. 2023. graf, tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: biblio-1432784
O filocrono é um parâmetro indispensável associado ao potencial de produção do sorgo. Nesse sentido, práticas de manejo aplicadas diretamente na cultura do sorgo(Sorghum bicolor(L.) Moench), como a técnica de cortes, proporcionam a capacidade das plantas de rebrotar e restabelecer o desempenho do desenvolvimento vegetativo e reprodutivo das plantas a partir do estímulo do crescimento da área fotossinteticamente ativa. Apropriadamente, o objetivo deste estudo foi avaliar as alterações no filocrono e na taxa de emissão foliar expressas pela implementação do manejo de corte em plantas de sorgo a partir de sementes de alta e de baixa qualidade. O estudo foi realizado na área experimental e didática do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) ­Ibirubá, Rio Grande do Sul, Brasil. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado e os tratamentos foram plantas provenientes de sementes de qualidade superior (SQS) e inferior (SQI) e duas safras (2015/16 e 2016/17) com oito repetições. O filocrono médio (°C dia folha-1), altura (cm), diâmetro do caule principal (cm), número de nós, massa seca (kg ha-1) e número de perfilhos foram avaliados como estratégia para verificar o desempenho de cada tratamento. Além disso, dados meteorológicos obtidos de uma estação automática foram necessários para calcular o filocrono e a evapotranspiração (ETc). Finalmente, este estudo indicou que o diâmetro do caule e perfilhos está diretamente associado ao acúmulo de massa seca da cultura, com base nos resultados de produtividade de biomassa. Além disso, foi demonstrado que plantas de sorgo forrageiro derivadas de SQS apresentaram maior capacidade de acumular fotoassimilados, estimulando a produção de massa seca.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1