Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tecnologia cuidativo-educacional para o autocuidado de mulheres e homens com estoma intestinal mediado pela aromaterapia / Care-educational technology the self-care of women and men with intestinal stoma mediated by aromatherapy / Tecnología cuidado-educativa el autocuidado de mujeres y hombres con ostoma intestinal mediado por aromaterapia

Cavalcante, Rosimeyre Araújo; Braga, Lorena de Cerqueira Andrade; Araújo, Isabella Félix Meira; Sousa, Anderson Reis de; Carvalho, Evanilda Souza De Santana.
Enferm. foco (Brasília) ; 14: 1-10, mar. 20, 2023. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1442927
Objetivo: Descrever o processo de elaboração de instrumento para orientar o autocuidado mediado pela aromaterapia de mulheres e homens com estomas intestinais. Métodos: Estudo metodológico - desenvolvimento de produto técnico/inovação tecnológica, realizado em um município da Bahia, Brasil, no ano de 2023. Participaram do estudo 11 pacientes (seis eram mulheres e cinco, homens) e seis enfermeiras(os) avaliadoras(es). Realizou-se as etapas de pesquisa - levantamento da literatura, entrevista individual em profundidade, aplicação de óleos essenciais. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo Temática Reflexiva, enquadramento teórico à luz da Teoria do Déficit do Autocuidado de Orem, a fim de derivar a estrutura da tecnologia. Resultados: Foi elaborada uma proposta de um instrumento clínico-assistencial de enfermagem para avaliação inicial e plano de cuidados para a implementação da aromaterapia junto a mulheres e homens com estomas intestinais. O instrumento foi composto pelos itens: Histórico de Enfermagem - avaliação inicial (dados sociodemográficos e relacionados à aromaterapia e achados clínicos; Diagnósticos de Enfermagem prioritários; Resultados de Enfermagem prioritários; Intervenções de Enfermagem prioritários; Avaliação/Acompanhamento e documentação clínica. Conclusão: A tecnologia constituiu uma inovação a ser aplicada no cotidiano profissional em enfermagem no Brasil, por ser constituída de conhecimentos próprios da profissão. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2