Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

TIDE: evidências de validade baseadas em critérios externos / TIDE: evidence of validity based on external criteria / TIDE: evidencia de validez basada en criterios externos

Gurgel, Léia Gonçalves; Teixeira, Lívia Padilha de; Kaiser, Vanessa; Oliveira, Monica Maria Celestina de; Diaz, Gabriela Bertoletti; Reppold, Caroline Tozzi.
Aval. psicol ; 21(1): 84-92, jan.-mar. 2022. tab
Artigo em Português | LILACS, Index Psi Periódicos Técnico-Científicos | ID: biblio-1447451
Objetivou-se buscar evidências de validade baseadas em critérios externos do Teste Informatizado e Dinâmico de Escrita - TIDE, em relação à ortografia e cognição. Participaram 304 alunos, entre 10 e 17 anos. Foram utilizados o TIDE, o instrumento Ditado Balanceado de Moojen e os subtestes "Dígitos, Informação, Compreensão e Vocabulário" do WISC III. Em relação ao critério ortográfico, o módulo pré-teste esteve negativamente associado aos erros do Ditado, com exceção dos erros relacionados a irregularidades da língua. O módulo instrucional correlacionou-se de forma significativa negativa com os três tipos de erro do ditado. Em relação aos aspectos cognitivos, o módulo pré-teste não esteve associado. O módulo instrucional correlacionou-se com os quatro subtestes do WISC-III, demonstrando relação com aspectos cognitivos, memória, atenção, julgamento e o conhecimento lexical dos sujeitos. (AU)
Biblioteca responsável: BR1249.1