Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Operadores linguísticos das relações de poder no cuidado às pessoas com deficiência / Linguistic operators of power relations in the care of persons with disabilities / Operadores de lenguaje de las relaciones de poder en la atención a personas con discapacidad

Sampaio, Juliana; Gomes, Luciano; Barbosa, Daniella de Souza; Peixoto, Daniele Alves; Menezes, Tarcísio Almeida; Zózimo, Hariel Hegel Lins; Lyra, Maria Fernanda; Rocha, Mônica; Merhy, Emerson Elias.
Rev. psicol. polit ; 22(55): 688-699, dez. 2022. ilus
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1450373
Esse artigo analisa as construções discursivas das pessoas que operam o cuidado nos serviços ambulatoriais no Sistema Único de Saúde brasileiro e seus efeitos nos corpos de pessoas com deficiência. Trata-se de um estudo qualitativo e analítico, de abordagem cartográfica, com a participação de trabalhadoras, gestoras, usuárias-cidadãs e seus familiares, em um Centro Especializado em Reabilitação na Paraíba que oferta cuidado ambulatorial multiprofissional para quatro áreas da deficiência (física, intelectual, visual e auditiva) e para o transtorno do espectro do autismo. Identificamos diversos dispositivos disciplinares, dentre eles a operacionalização de diferentes códigos linguísticos que estruturam relações assimétricas de poder no controle dos corpos. Reconhecemos que as complexas relações de poder são imanentes ao campo da assistência à saúde, não exclusivamente da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência. Identificar e dar visibilidade aos efeitos dessas relações na produção do cuidado em saúde permite balizarmos nossas atuações como seres políticos no mundo do cuidado.
Biblioteca responsável: BR85.1