Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Factores de riesgo que influyen negativamente en la efectividad del tratamiento de la infección urinaria

Elías Montes, Yelenis; Sánchez Hidalgo, María del Rosario; Sánchez Pérez, Yusleidy Yanet; Tamayo Cordoví, Alitza; Hernández Castillo, Bertha María.
Multimed (Granma) ; 25(6)2021.
Artigo em Espanhol | LILACS-Express | ID: biblio-1506773

Introdução:

As Infecções do Trato Urinário (ITU) constituem uma das patologias infecciosas mais frequentes na população pediátrica, em âmbito mundial e nacional. É definida como a invasão, colonização e multiplicação na urina de germes patogênicos independentemente de sua localização e da presença ou ausência de sintomas.

Objetivo:

identificar os fatores de risco que influenciam na eficácia do tratamento da infecção do trato urinário.

Métodos:

foi realizado um estudo epidemiológico, observacional, analítico, caso-controle, em pacientes menores de um ano, pertencentes à região do Cauto, atendidos no Hospital Pediátrico Provincial "General Milanés", em Bayamo, província de Granma, no período. de janeiro de 2017 a dezembro de 2019; com os dados dos pacientes foram obtidos dos prontuários médicos. Foi aplicado como instrumento epidemiológico para ter uma medida que quantifica as forças de associação entre a eficácia do tratamento da infecção do trato urinário em menores de um ano ano de idade e o fator de risco a razão de produtos cruzados e o Qui quadrado, com confiabilidade de 95% e probabilidade menor que 0,05.

Resultados:

sexo feminino, prematuridade, baixo peso ao nascer, desnutrição e imunossupressão foram os fatores dependentes do hospedeiro, que influenciaram negativamente na eficácia do tratamento da infecção do trato urinário; não assim a idade inferior a 6 meses e as comorbidades associadas.

Conclusões:

o fator antimicrobiano-dependente que influenciou negativamente na eficácia do tratamento da infecção do trato urinário foi o uso prévio de antimicrobiano, mas não o início do tratamento após 72 horas do início dos sintomas.
Biblioteca responsável: CU1.1