Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Identity dimension of rural women and the sexual and reproductive health / Dimensión identitaria de las mujeres rurales y la salud sexual y reproductiva / Dimensão identitária da mulher rural e a saúde sexual e saúde reprodutiva

Paula, Michelle Barbosa Moratório de; Queiroz, Ana Beatriz Azevedo; Souza, Ívis Emília de Oliveira; Salimena, Anna Maria de Oliveira; Parmejiani, Helen Petean; Carvalho, Ana Luiza de Oliveira.
Rev. bras. enferm ; 76(3): e20220298, 2023. graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1507853
RESUMO

Objetivos:

analisar as representações sociais de mulheres rurais sobre ser mulher no contexto rural e suas implicações na saúde sexual e saúde reprodutiva.

Métodos:

trata-se de um estudo descritivo, com triangulação dos dados, abordagem qualitativa, fundamentado na Teoria das Representações Sociais, realizado com 31 mulheres que vivem no contexto rural em Minas Gerais (MG/BR). Realizou-se entrevista em profundidade com roteiro semiestruturado. A análise foi do tipo lexical com auxílio do software Alceste 2012.

Resultados:

foram evidenciadas as subjetividades do relacionamento familiar, em especial do casal, sendo permeado pela violência e pela prática sexual normatizada. A dimensão imagética da família ideal parece ser responsável por exercer a dominação da mulher rural. Considerações Finais a mulher rural encontra-se submetida às normas e prescrições de uma sociedade patriarcal. Faz-se urgente ampliar a atenção sobre a saúde sexual e saúde reprodutiva de forma igualitária e libertadora, no sentido de minimizar as consequências do machismo e do conservadorismo.
Biblioteca responsável: BR1.1