Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores maternos e neonatais associados às anomalias congênitas* / Factores maternos y neonatales asociados a anomalías congénitas / Maternal and neonatal factors associated with congenital anomalies

Carlotto, Franciela Delazeri; Melo, Rafael Cerva; Riquinho, Deise Lisboa.
Rev. enferm. UFSM ; 13: 53, 2023.
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1523149

Objetivo:

analisar os fatores maternos e neonatais associados às anomalias congênitas no estado do Rio Grande do Sul.

Método:

estudo transversal com dados secundários. A amostra foi composta por 5.830 nascidos vivos entre 2012 a 2015. Foram analisadas variáveis maternas e neonatais que descreviam aspectos demográficos e de saúde. Aplicou-se estatística descritiva e inferencial.

Resultados:

a ocorrência de anomalias congênitas esteve presente em 0,8% dos nascidos vivos e as mais frequentes foram relacionadas ao sistema osteomuscular, circulatório e geniturinário. Houve associação estatística significativa entre mães com filhos com histórico de natimortalidade prévia, prematuridade e menor índice de Apgar no 5º minuto com a ocorrência de anomalias.

Conclusão:

o estudo analisou os fatores maternos e neonatais associados às anomalias congênitas, demonstrando os grupos com maior risco para as anomalias congênitas. Ressalta-se a importância de proporcionar acesso aos cuidados pré-natais, considerando as condições de vida e trabalho da gestante.
Biblioteca responsável: BR568.1