Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sistema de Enfermagem apoio-educação na promoção do autocuidado a gestante de alto risco: Revisão Integrativa / The supportive-educative nursing system in the promotion of self-care among high-risk pregnant women: integrative review / Apoyo-educación del sistema de enfermería en la promoción del autocuidado a embarazadas de alto riesgo: revisión integradora

Mendes, Ryanne Carolynne Marques Gomes; Holanda, Priscila Cabral Melo; Pontes, Cleide Maria; Mangueira, Suzana de Oliveira; Linhares, Francisca Márcia Pereira.
REME rev. min. enferm ; 27: 1500, jan.-2023. Fig., Tab.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1523665
Objetivo: analisar as ações do sistema de Enfermagem apoio-educação proposto pela Teoria dos Sistemas de Enfermagem de Dorothea Orem, na promoção do autocuidado a gestantes de alto risco a partir dos diagnósticos de Enfermagem da taxonomia da NANDA-I. Método: revisão integrativa realizada nas bases de dados CINAHL, Medline/Pubmed, Scopus, Web of Science, Embase, Science Direct, Cochrane Library, biblioteca SciELO e Biblioteca Virtual em Saúde. Resultados: a amostra foi composta por 17 artigos que evidenciaram que as ações ocorrem, principalmente, por meio de orientações sobre o plano de cuidados, a adoção de hábitos saudáveis, a cessação do uso de drogas, o controle de doenças e a manutenção do vínculo com a Atenção Primária à Saúde (APS). Conclusão: as principais ações do sistema de Enfermagem apoio-educação na promoção do autocuidado a gestantes de alto risco foram realizadas por meio da implementação de intervenções de Enfermagem voltadas às orientações sobre a importância da realização do pré-natal e prática de hábitos saudáveis durante a gestação. Essas ações foram benéficas para as gestantes de alto risco e são comuns a maioria dos diagnósticos de Enfermagem identificados na população em estudo.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2