Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O Impacto da Histerectomia e a Participação dos Profissionais de Saúde Durante o Processo Cirúrgico / The Impact of Hysterectomy and the Involvement of Healthcare Professionals During the Surgical Process / El impacto de la histerectomía y la participación de los profesionales de la salud durante el proceso quirúrgico

Ferreira, Marcus Vinícius Ribeiro; Pereira, Edmon Martins; Vieira, Carolina Bernardo; Silva, Carlos Magno Oliveira da; Leon, Alexandre Marco de; Rosa, Marcos Antoniode Carvalho; Costa, Joanna Lima; Campos, Evertton Aurélio Dias.
REVISA (Online) ; 13(1): 197-206, 2024.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1532075
Objetivo:descrever a o impacto da histerectomia e a participação dos profissionais de saúde durante o processo cirúrgico. O problema de pesquisa parte do seguinte questionamento: que impacto tem a histerectomia na vida da mulher em idade reprodutiva? Que participação tem os profissionais de saúde no processo cirúrgico? Método: Estudo de natureza descritiva com abordagem qualitativa conforme os pressupostos de Minayo (2009) com método de pesquisa exploratória. Resultados:Foram entrevistadas 7 mulheres que foram submetidas a histerectomia, com idade acima de 18 anos, que responderam perguntas referentes ao impacto do diagnóstico, conhecimento sobre a cirugia e experiências sobre o acolhimento dos profissionais da saúde no processo cirúrgico. A entrevista foi realizada em ambiente virtual na plataforma Google Forms. Conclusão: As entrevistadas revelaram sentimentos de angústia e medo ao se depararem com o diagnóstico cirúrgico por ausência de conhecimento inicialmente, evidenciando insatisfação e ausência dos profissionais da saúde quanto à cirurgia. O estudo reforça a importância das equipes multidisciplinares em hospitais e/ou locais de cuidados de saúde, uma vez que o foco principal no trabalho com pessoas acometidas por uma enfermidade não é a doença em si, mas elas mesmas.
Biblioteca responsável: BR2040.1