Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores associados à internação de usuários encaminhados 1 pela atenção primária para acompanhamento em Centros de Atenção Psicossociais do município de São Paulo, Brasil / Factors associated with the hospitalization of users referred from primary health care to follow-up in Psychosocial Care Centers in the city of São Paulo, Brazil

Sanine, Patricia Rodrigues; Godoi, Lídia Pereira da Silva; Rosa, Tereza Etsuko da Costa; Garcia, Érica Marvila; Belotti, Lorrayne; Campos, Rosana Teresa Onocko; Tanaka, Oswaldo Yoshimi.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 29(2): :e19932022, 2024.
Artigo em Português | LILACS, CONASS, SES-SP, SES SP - Instituto de Saúde, SES-SP | ID: biblio-1532327
Avaliaram-se os fatores associados à internação relacionadas à saúde mental de pessoas em acompanhamento nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município de São Paulo, encaminhadas pela atenção primária (APS). Pesquisa avaliativa com 297 pessoas em 24 CAPS Adulto. Analisaram-se as razões de prevalência (RP) e seus respectivos intervalos de confiança de 95% (IC), obtidas por meio da regressão de Poisson com variância robusta. Mostraram associação estatisticamente significativa com a internação durante o acompanhamento no CAPS ter plano de saúde/convênio médico; tempo de espera entre diagnóstico e primeiro atendimento com profissional não médico maior que sete dias; não ter sido orientado sobre o tempo de uso da medicação; não receber prescrição de psicofármaco na APS; e ter histórico de ocorrência de internação por saúde mental. Os resultados alertam para a necessidade de ampliação do acesso à população com maior vulnerabilidade social, além de uma reestruturação dos serviços para a oferta de prática mais articuladas e inclusivas, voltadas às singularidades dos usuários.
Biblioteca responsável: BR1764.1
Localização: BR1764.1