Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Práticas de Enfermagem na Coordenação do Cuidado na Atenção Primária à Saúde / Nursing Practices In Coordination Care In Primary Health Care / Prácticas de Enfermería Coordinación Del Cuidado En La Atención Primaria da Salud

Veloso, Caroline de Morais Zanchin; Martins, Melissa Barbosa; Pedreira, Nábia Pereira; Santos, Eduarda Pastana dos; Azevedo Junior, Wanderson Santiago de; Nascimento, Valéria Gabriele Caldas; Galvão, José Jorge da Silva; Ferreira, Glenda Roberta Oliveira Naiff.
Enferm. foco (Brasília) ; 15(supl.1): 1-8, mar. 2024. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1532930
Objetivo: analisar as características das equipes e as práticas associadas ao acompanhamento e coordenação do cuidado no Pará e compreender como ocorre essa prática executada pelo enfermeiro como membro da equipe na Atenção Primária à Saúde. Métodos: estudo de métodos mistos. Os participantes foram enfermeiros da atenção básica do Pará. A coleta ocorreu entre novembro de 2019 a agosto de 2021, através de um formulário eletrônico e entrevista. A análise integrativa dos dados foi feita pela conexão dos métodos qualitativos e quantitativos. Resultados: A proporção de enfermeiros que acompanha e coordena os usuários que estão em uso de outros serviços foi de 50% (90/180). Houve associação significativa (p <0,05) entre o acompanhamento e coordenação do cuidado e o tipo de equipe, carga horária de trabalho, regulação das demandas locais na perspectiva da rede, articulação com profissionais de saúde de outros níveis de atenção, trabalhos com profissionais de outras formações e a condução da clínica ampliada/ matriciamento. As categorias temáticas "relação da Atenção Primária à Saúde com a rede de atenção" e "práticas de coordenação e continuidade do cuidado horizontal e vertical" apresentaram convergência com os dados quantitativos e a categoria temática "Práticas de coordenação do cuidado sob a forma do trabalho em equipe" converge com os dados quantitativos, mas divergem no apoio matricial. Conclusão: Os enfermeiros realizam o acompanhamento e coordenação do cuidado, porém enfrentam dificuldades que resultam em sobrecarga e realização de atribuições que não são da categoria profissional. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2