Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Condições de trabalho de enfermeiros da atenção primária à saúde nas capitais da região sudeste do Brasil / Working conditions of primary health care nurses in the capitals of the southeastern of Brazil / Condiciones de trabajo de las enfermeras de atención primaria de salud en las capitales de la región sureste de Brasil

Marinho, Gerson Luiz; Freitas, Giselle Lima de; Lachtim, Sheila Aparecida Ferreira; Lana, Francisco Carlos Félix; Lazarini, Welington Serra; Horta, Ana Lucia de Moraes.
Enferm. foco (Brasília) ; 15(supl.1): 1-8, mar. 2024. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1537169
Introdução: As condições de trabalho de enfermeiros que atuam na Atenção Primária à Saúde se relacionam a questões de ordem interpessoal, política, organizacional e de infraestrutura. Objetivo: analisar a categoria "condições de trabalho" oriunda da pesquisa "Práticas de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde: estudo nacional de métodos mistos", com foco nas capitais da região Sudeste do Brasil. Métodos: estudo qualitativo que analisou 108 entrevistas de enfermeiros residentes em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória, realizadas entre novembro de 2020 e setembro de 2021. Os dados foram submetidos à análise temática, com apoio do software MAXQDA®. Resultados: os participantes eram majoritariamente do sexo feminino (88,0%), idade média de 42 anos, cor ou raça parda e tempo de atuação em atenção primária superior a 12 anos. Há uma diversidade temática quanto às condições de trabalho referidas por enfermeiros, destacando-se positivamente relacionamentos interpessoais. Infraestrutura das unidades de saúde e a fragilidade dos vínculos empregatícios foram referidos como dificultadores do trabalho na APS. Conclusão: Há uma diversidade de fatores que se relacionam com as condições de trabalho dos enfermeiros, sendo necessário intervenções sobre aquelas que trazem prejuízos, como o excesso de atribuições e infraestrutura das unidades de saúde. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2