Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Equipamentos e insumos odontológicos e sua relação com as unidades da atenção primária à saúde / Dental equipments and supplies and their association with primary health care units / Equipos e insumos odontológicos y su relación con las unidades de atención primaria de salud

Pereira Limão, Nayara; Ferreira Filho, Julio Cesar Campos; Protásio, Ane Polline Lacerda; Santiago, Bianca Marques; Gomes, Luciano Bezerra; Machado, Liliane dos Santos; Valença, Ana Maria Gondim.
Rev. bras. promoç. saúde (Impr.) ; 29(1): 84-92, jan.-mar.2016.
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-827404

OBJETIVO:

Analisar a relação entre equipamentos/insumos odontológicos e as unidades de atenção primária à saúde.

MÉTODOS:

Estudo transversal do tipo quantitativo realizado em postos de saúde (n=243) e unidades básicas de saúde (USB) (n=1101), nas 16 regionais de saúde do Estado da Paraíba, no ano de 2012 e primeiro semestre de 2013. Coletaram-se dados secundários sobre equipamentos e insumos odontológicos nas unidades de saúde. Esses dados emergiram das questões de saúde bucal do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). Aplicaram-se os testes t de Student e Qui-quadrado (p=0,05).

RESULTADOS:

Encontrou-se um número reduzido de equipamentos e insumos odontológicos, como autoclaves em condições de uso em apenas 27,2% (n=66) dos postos de saúde e em 29,0% (n=319) das UBS, e selantes em quantidade suficiente apenas em 31,7% (n=77) dos postos de saúde e em 30,7% (n=338) das UBS. Há diferença entre os tipos de unidades e a disponibilidade de equipamentos e materiais, como refletores (p<0,05), constatando-se associações com as regionais de saúde.

CONCLUSÃO:

Na atenção básica, as unidades de saúde do Estado da Paraíba apresentam alguns equipamentos e insumos em número reduzido, com diferença significativa entre o tipo de unidade e as regionais de saúde do estado
Biblioteca responsável: BR6.1