Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A gestão do trabalho na estratégia saúde da família: (des)potencialidades no cotidiano do trabalho em saúde / Labour management in the family health strategy: (non-)potentialities in the everyday work of healthcare

Galavote, Heletícia Scabelo; Franco, Túlio Batista; Freitas, Paula de Souza Silva; Lima, Eliane de Fátima Almeida; Garcia, Ana Cláudia Pinheiro; Andrade, Maria Angélica Carvalho; Lima, Rita de Cássia Duarte.
Saúde Soc ; 25(4)out.-dez. 2016.
Artigo em Português | LILACS, Coleciona SUS (Brasil) | ID: biblio-831967
Este artigo discute os limites e as potencialidades da gestão do trabalho na Estratégia Saúde da Família, a partir do discurso dos gestores formais, ocupantes de cargos de autodireção na gestão municipal da saúde. Trata-se de um estudo do tipo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa. Foram entrevistados 72 gestores, por meio de entrevista semiestruturada com base em um roteiro guia, em 36 municípios. A análise dos dados foi fundamentada no método de análise do discurso. Os resultados apontam limites à constituição da gestão do trabalho nos municípios, com destaque para a interferência política, baixa provisão de profissionais médicos, inoperância das redes de atenção à saúde e o controle financeiro e orçamentário no bojo da macropolítica. Dentre as potencialidades, são citados o vínculo trabalhador-usuário, a gestão compartilhada, o controle de metas e resultados e o Programa Mais Médicos. Nesse sentido, o maior desafio na ativação da potência para a ação do trabalhador consiste na inovação por meio de novos modos de produzir a gestão do trabalho, com base na cogestão com espaços dialógicos de tomada de decisão que tenham a potência de disparar novas formas de vida no gestor e no trabalhador, através da democratização da tomada de decisão.(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1