Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidado cotidiano da criança: necessidades e vulnerabilidades na perspectiva de mães adolescentes / Child daily care: needs and vulnerabilities from the perspective of adolescent mothers

Santos, Jaqueline Silva; Yakuwa, Marina Sayuri; Andrade, Raquel Dully; Henrique, Nayara Cristina Pereira; Mello, Débora Falleiros de.
Rev. eletrônica enferm ; 18: 1-9, 20160331.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-832861
Este estudo objetivou analisar os cuidados às crianças na perspectiva de mães adolescentes, em busca da identificação de vulnerabilidades e necessidades no âmbito do cuidado de enfermagem. Trata-se de pesquisa exploratória com análise qualitativa temática indutiva dos dados, a partir de entrevistas gravadas com 20 mães adolescentes de crianças entre seis meses e menores de dois anos de idade, cadastradas e acompanhadas por equipes de Saúde da Família do município de Passos, Minas Gerais, Brasil. Os relatos maternos expressam aspectos sobre o cuidado cotidiano da criança, a atenção às suas necessidades, o enfrentamento de dificuldades e o reconhecimento de situações vulneráveis. O cuidado materno na adolescência apresentou-se como uma experiência singular, com relatos maternos que apontam aspectos a serem mais explorados pelos profissionais de saúde, em especial pela enfermagem, em busca de oferta de apoio e incremento da confiança materna.
Biblioteca responsável: BR1854.9