Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Comparação da experiência de cárie em moradores de dois municípios brasileiros com e sem a fluoretação das águas de abastecimento público / Comparison of caries experience in residents of two Brazilian municipalities with and without fluoridation of the public water supplies / La comparación de la experiencia de caries en los residentes en dos municipios brasileños con y sin la fluoración del abastecimiento público de agua

Rando-Meireles, Maria Paula; Olivati, Fabricio Narciso; Franco, Décio Henrique; Bittar, Telmo; Marques, Tais Cristina Nascimento; Sousa, Maria da Luz Rosario de.
RECIIS (Online) ; 10(4): 1-10, out.-dez. 2016. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-835232
A fluoretação da água de abastecimento público é uma medida eficaz e de baixo custo para a prevenção da cárie dentária. Este artigo se baseia em um estudo que comparou a experiência de cárie entre dois municípios do Brasil, São Paulo e Manaus, na época, com e sem fluoretação de suas águas. O estudo utilizou dados do projeto SBBrasil 2010 que avaliou três índices para 2.176 indivíduos: ceo-d (dentição infantil com cárie, extraídos e obturados), CPO-D (quantidade de dentes cariados, perdidos e obturados em adultos)e SiC (Significant Caries Index, uma variação do CPO-D). Os resultados mostraram que os índices foram maiores em Manaus quando comparados com os de São Paulo, para indivíduos com 5 e 12 anos de idade e pertencentes à faixa de 15 a 19 anos. O município de São Paulo apresentou melhor condição de saúde bucal em crianças e adolescentes, e não houve diferença entre os índices para adultos e idosos, demonstrando que parte da população com acesso a água fluoretada foi beneficiada pelo método.
Biblioteca responsável: BR526.1