Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Self-perception and oral health conditions of the elderly in a small town / Autopercepção e condições de saúde bucal de idosos em cidade de pequeno porte

Casotti, Cezar Augusto; Lima, Laís de Andrade; Gomes Filho, Douglas Leonardo; Francisco, Kléryson Martins Soares.
RGO (Porto Alegre) ; 60(2): 187-193, abr.-jun. 2012. tab, ilus
Artigo em Inglês | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-874654

Objetivo:

Avaliar a condição de saúde bucal, autopercepção da condição oral e o acesso ao serviço odontológico de idosos com idade de 65 a 74 anos residentes na zona urbana do Município de Manoel Vitorino, Bahia.

Métodos:

Trata-se de um estudo epidemiológico transversal, utilizando-se dos índices CPO-D; uso e necessidade de prótese dentária; Geriatric Oral Health Assessment Index e de um questionário semi-estruturado para avaliar a condição bucal, autopercepção da condição oral e acesso aos serviços odontológicos. Os dados foram coletados por um único examinador padronizado, em visita domiciliar com Agentes Comunitários de Saúde, sendo tabulados e analisados nos programas Epibuco e Epi-info.

Resultados:

Foram examinados 88 indivíduos, sendo a média do CPO-D e idade respectivamente 28,9 e 68,89. Verificou-se que 96,7% dos dentes estavam perdidos, 68,2% dos indivíduos eram edêntulos totais e 63,26% possuíam próteses insatisfatórias. O valor do índice Geriatric Oral Health Assessment Index foi de 27,21. Dos idosos examinados 19,3% tiveram acesso aos serviços públicos odontológicos.

Conclusão:

A condição de saúde bucal dos idosos residentes na zona urbana do município de Manoel Vitorino é insatisfatória, a autopercepção da saúde oral é baixa e o acesso aos serviços públicos de atenção a saúde bucal é inadequado.
Biblioteca responsável: BR1354.1
Localização: BR1354.1