Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Participação do selênio no diabetes mellitus tipo 2 / Participation of selenium in type 2 diabetes mellitus

Beserra, Bruna Teles Soares; Oliveira, Ana Raquel Soares de; Cruz, Kyria Jayanne Clímaco; Torres-Leal, Francisco Leonardo; Marreiro, Dilina do Nascimento; Feitosa, Mayara Monte.
Nutrire Rev. Soc. Bras. Aliment. Nutr ; 40(2): 237-245, 2015. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-881947

OBJETIVO:

Esta revisão visa trazer informações atualizadas sobre a relação entre o estresse oxidativo e o papel do selênio como nutriente antioxidante em mecanismos envolvidos na patogênese do diabetes mellitus tipo 2. Fonte de dados O levantamento bibliográfico foi realizado nas bases de dados Pubmed, SciELO e Lilacs considerando o período de 2002 a 2014 e abrangeu os seguintes tipos de estudos ensaios clínicos controlados randomizados ou quase-randomizados, coorte, estudo caso-controle, série de casos e relato de caso. Foram selecionados 49 que se relacionavam com esta pesquisa bibliográfica. Síntese dos dados Várias pesquisas têm demonstrado a contribuição do estado hiperglicêmico agudo e/ou crônico na manifestação do estresse oxidativo em pacientes diabéticos tipo 2. Nesse sentido, o selênio possui participação importante no controle dessa doença, devido ao seu papel antioxidante na eliminação dos radicais livres, presentes em excesso, e por bloquear a ativação do fator de transcrição nuclear kappa B, um regulador sensível a oxidantes que estimula a produção de mediadores inflamatórios (citocinas) e de moléculas de adesão.

CONCLUSÕES:

Existem evidências experimentais convincentes que demonstram a participação do selênio no controle glicêmico. No entanto, as informações atuais ainda são bastante escassas e inconsistentes e faz-se necessária a realização de novos estudos sobre o tema a fim de determinar a faixa de segurança de ingestão de selênio, além de obter esclarecimentos acerca da influência do mineral sobre a manifestação do diabetes mellitus tipo 2 e das desordens a ele associadas
Biblioteca responsável: BR1600.9