Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Intervenção educativa com mães jovens: aquisição de saberes sobre cuidados da criança / Intervención educativa con madres jóvenes: adquisición de saberes sobre cuidados del niño / Educational intervention involving young mothers: gaining knowledge on childcare

Silva, Fabiane Blanco e; Gondim, Ellen Cristina; Henrique, Nayara Cristina Pereira; Fonseca, Luciana Mara Monti; Mello, Débora Falleiros de.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 31(1): 32-38, Jan.-Fev. 2018. graf
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-885940
Resumo

Objetivo:

Identificar os saberes das mães jovens sobre o cuidado cotidiano da criança a partir de intervenção educativa, em busca de subsídios ao cuidado integral à saúde.

Métodos:

Estudo descritivo e de intervenção, desenvolvido com 20 mães entre 16 e 25 anos de idade com filhos menores de três anos, pertencentes à área de abrangência de uma unidade de saúde da família. A intervenção educativa foi baseada em cinco dinâmicas grupais e lúdicas, com avaliação por meio de pré e pós teste, abordando temas sobre nutrição, higiene, prevenção de acidentes domésticos, manejo da criança doente em casa e o desenvolvimento nos três primeiros anos de vida das crianças, antes, imediatamente depois da intervenção e cinco meses após a intervenção.

Resultados:

Com intervenção educativa intragrupo, no pré teste, os saberes das mães variaram entre os índices bom e ótimo, e houve uma parcela com classificações regulares e insuficientes em alguns temas. No pós-teste realizado imediatamente após a intervenção, os saberes foram classificados entre bom e ótimo, enquanto que no teste pós-intervenção, aplicado cinco meses após a educação em saúde, os índices regular e insuficiente voltam a se apresentar.

Conclusão:

A aquisição de saberes das mães aponta que a intervenção educativa por meio de jogos configura uma estratégia satisfatória na educação em saúde sobre o cuidado à saúde da criança. Contudo, os resultados sugerem a importância da continuidade das ações educativas em diversos momentos e contextos para garantir a sustentabilidade dos saberes e práticas, contribuindo para a integralidade do cuidado à saúde.
Biblioteca responsável: BR1.2