Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Factors associated with polypharmacy among elderly people receiving care under the family health strategy / Fatores associados à polifarmacoterapia entre idosos assistidos pela estratégia saúde da família

Costa, Geraldo Marques da; Oliveira, Maria Liz Cunha de; Novaes, Maria Rita Carvalho Garbi.
Rev. bras. geriatr. gerontol. (Online) ; 20(4): 525-533, July-Aug. 2017. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-898768

OBJETIVO:

Identificar o perfil medicamentoso, bem como a prevalência de polifarmacoterapia e os fatores associados, entre idosos assistidos em equipes da Estratégia Saúde da Família.

MÉTODO:

Pesquisa analítica, documental, de cunho transversal, com abordagem quantitativa. Conduzido em Brazlândia, Distrito Federal, Brasil, com amostra de 211 idosos cadastrados e acompanhados por uma das equipes da Estratégia Saúde da Família local. Os dados foram submetidos a análises bivariadas e análise múltipla através da regressão logística.

RESULTADOS:

Quantidade considerável dos idosos 62 (29,4%) está em polifarmacoterapia; a maioria 56 (26,5%) utiliza três classes medicamentosas diferentes, sendo os anti-hipertensivos a mais utilizada. O diabetes mellitus, as complicações cardiovasculares e o uso de anti-hipertensivos foram os fatores associados à polifarmacoterapia.

CONCLUSÃO:

A polifarmacoterapia configura-se uma realidade preocupante e que demanda novas posturas por parte dos profissionais, visto que esse importante aspecto da geriatria deve ser bem avaliado, para evitar danos e iatrogenias aos idosos. AU
Biblioteca responsável: BR1421.1