Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Forças que interferem na maternagem em unidade de terapia intensiva neonatal / Fuerzas que interferen en el processo de maternidad en unidad de terapia intensiva neonatal / Forces interfering in the mothering process in a neonatal intensive therapy unit

Santos, Leidiene Ferreira; Souza, Isabella Afonso de; Mutti, Cintia Flores; Santos, Nayane de Sousa Silva; Oliveira, Lizete Malagoni de Almeida Cavalcante.
Texto & contexto enferm ; 26(3): e1260016, 2017.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-904253
RESUMO

Objetivo:

identificar as forças impulsoras e restritivas envolvidas no processo de maternagem aos recém-nascidos hospitalizados em uma unidade de terapia intensiva neonatal.

Método:

pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, que possui como referencial a Teoria de Campo de Forças. Participaram dez mães. Os dados foram coletados de setembro a dezembro de 2014, por meio de entrevista semiestruturada, e submetidos à análise de conteúdo.

Resultados:

comunicação efetiva, inclusão da família no cuidado, trabalho em equipe, aprendizagem e espaço físico adequado atuaram como forças que impulsionaram a maternagem. Condutas autoritárias, estigmas relacionados à unidade de terapia intensiva neonatal, falta de assistência especializada, não realizar cuidados ao recém-nascido, cansaço físico, estresse emocional e mudanças na rotina diária atuaram como forças que restringiram a maternagem.

Conclusão:

identificar o campo de forças possibilitou compreender fatores e situações que influenciam a maternagem e diagnosticar as verdadeiras demandas biopsicossociais das mães dos recém-nascidos hospitalizados.
Biblioteca responsável: BR17.1