Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Construção coletiva de estratégias para um programa de educação em transplante hepático / Collective construction of strategies for a program of continuing education in liver transplantation / Construcción colectiva de estrategias para un programa de educación permanente en transplante hepático

Kuze, Elisa Borges; Amante, Lúcia Nazareth; Girondi, Juliana Balbinot Reis; Sebold, Luciara Fabiane; Sallum, Nádia Chiodelli; Knihs, Neide da Silva.
Rev. SOBECC ; 23(3): 117-123, jul.-set. 2018.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-911441

Objetivo:

Identificar, junto à equipe de enfermagem, estratégias educativas para a composição de um plano de ações educacionais em transplante hepático para a enfermagem do centro cirúrgico.

Método:

Pesquisa exploratória, descritiva, qualitativa, realizada em um hospital escola da região sul do país, aprovada pelo comitê de ética em pesquisas envolvendo seres humanos.

Resultados:

Participaram 16 integrantes da equipe de transplante hepático, sendo que na análise de conteúdo emergiram três categorias conhecimento de todo o processo de transplante hepático; apropriação dos cuidados de enfermagem perioperatória em transplante hepático; e integração e qualificação da equipe interdisciplinar.

Conclusão:

Deseja-se que esta pesquisa sirva de auxílio para outros centros transplantadores, sendo significativo o aprofundamento no que concerne à implantação do serviço com embasamento em um referencial metodológico para alicerçar a prática, configurando-o como um instrumento científico para o desenvolvimento das atividades e a formação de programas de educação permanente, de acordo com as necessidades das equipes que atuam com essa realidade
Biblioteca responsável: BR2499