Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desafios da dimensão organizacional do cuidado no cotidiano de trabalhadores de enfermagem / Challenges of the organizational dimension of care in the daily work of nursing workers

Mazzoni, Vivian Gomes; Bittencourt, Leylane Porto; Ribeiro, Marcelle Leal; Gouvêa, Mônica Villela.
Rev. enferm. UFPE on line ; 12(1): 11-18, jan. 2018.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-946416

Objetivo:

investigar desafios da dimensão organizacional do cuidado sob a perspectiva dos trabalhadores de enfermagem.

Método:

estudo qualitativo, descritivo, com 18 profissionais de um Hospital Público Oncológico. Os dados foram reunidos a partir de observação participante e entrevista, com base em roteiro semiestruturado, e submetidos à técnica de Análise de Conteúdo, na modalidade Análise Temática.

Resultados:

houve diferenças de percepção, entre trabalhadores da gestão e da assistência, com relação aos desafios da dimensão organizacional do cuidado; os principais desafios estão relacionados à resolutividade das ações propostas referentes à segurança dos pacientes.

Conclusão:

o estudo contribui elucidando que o protagonismo dos sujeitos deve ser considerado no intuito de implementar mudanças na gestão ou assistência, enfatizando a importância do vínculo e do trabalho em equipe, revelando que condições inadequadas de trabalho facilitam o sofrimento e a desmotivação do trabalhador. O quadro é atenuado pelo trabalho cooperativo das equipes e a mediação de conflitos por parte das lideranças.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1