Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Idosos com deficiência intelectual: características sociodemográficas, condições clínicas e dependência funcional / Older adults with intellectual disabilities: sociodemographic characteristics, clinical conditions and functional dependence / Ancianos con discapacidad intelectual: características sociodemográficas, condiciones clínicas y dependencia funcional

Girondi, Juliana Balbinot Reis; Felizola, Fernanda; Schier, Jordelina; Hammerschimdt, Karina Silveira de Almeida; Sebold, Luciara Fabiane; Santos, José Luis Guedes dos.
Rev. enferm. UERJ ; 26: e22781, jan.-dez. 2018. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-948749

Objetivo:

descrever as características sociodemográficas, as condições clínicas e o nível de dependência funcional de pessoas com deficiência intelectual (DI) em processo de envelhecimento.

Método:

pesquisa descritiva desenvolvida em 2015, em um centro de convivência de instituição no sul do Brasil, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina. Os dados foram coletados por meio de ficha de avaliação e Índice de Barthel Modificado (IBM). Os dados foram analisados por estatística descritiva.

Resultados:

participaram 54 pessoas com DI e idade igual e/ou superior a 45 anos. Destes, 77,8% apresentavam DI moderada, média de 48,19 anos e sexo feminino (57,4%). Mediante o IBM, 83,3% apresentaram dependência leve, embora necessitem de comando ou de algum tipo de apoio e supervisão.

Conclusão:

o cuidado à pessoa com DI envelhecente requer a implementação de tecnologias de cuidado com enfoque interprofissional, respeitando sua individualidade, a fim de manter sua autonomia e independência.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1