Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Good practices of labor and birth care from the perspective of health professionals / Buenas prácticas de atención al parto y al nacimiento en la perspectiva de profesionales de salud / Boas práticas de atenção ao parto e ao nascimento na perspectiva de profissionais de saúde

Pereira, Simone Barbosa; Diaz, Claudia Maria Gabert; Backes, Marli Terezinha Stein; Ferreira, Carla Lizandra de Lima; Backes, Dirce Stein.
Rev. bras. enferm ; 71(supl.3): 1313-1319, 2018.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-958758
RESUMO

Objetivo:

Conhecer a compreensão dos profissionais de saúde de uma unidade hospitalar obstétrica referente às boas práticas de atenção ao parto e ao nascimento preconizadas pela Organização Mundial da Saúde.

Método:

Pesquisa-ação, cujos dados foram coletados entre os meses de abril e julho de 2016 a partir da técnica de grupo focal, de 27 profissionais de saúde de uma unidade obstétrica do Rio Grande do Sul que conta com 21 leitos de internação.

Resultados:

Resultaram três categorias temáticas das boas práticas e seus significados; do caráter biológico aos cuidados singular e multidimensional; da concepção pontual e fragmentada à rede de atenção ao parto e ao nascimento.

Conclusão:

As boas práticas, além de possibilitarem o repensar do modelo obstétrico e contribuírem para organizar a rede de atenção à saúde materno infantil a fim de garantir acesso, acolhimento e resolutividade, estimulam o protagonismo da mulher em suas múltiplas dimensões.
Biblioteca responsável: BR1.1