Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Serious games as an educational strategy to control childhood obesity: a systematic literature review / Serious games como estratégia educativa para controle da obesidade infantil: revisão sistemática da literatura / Serious games como estrategia educativa para control de la obesidad infantil: revisión sistemática de la literatura

Dias, Jéssica David; Domingues, Aline Natalia; Tibes, Chris Mayara; Zem-Mascarenhas, Silvia Helena; Fonseca, Luciana Mara Monti.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 26: e3036, 2018. graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-961194
RESUMO

Objetivo:

identificar, na literatura, a eficácia do uso de serious games para a melhoria do conhecimento e/ou das mudanças de comportamentos em crianças com sobrepeso ou obesidade.

Método:

realizou-se uma revisão sistemática da literatura. Tomou-se como base o método para revisão sistemática da Cochrane. Os estudos foram coletados nas bases de dados Public Medline, Web Of Science, ScienceDirect, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Health Games Research e Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature. Utilizaram-se os descritores "videogames" e "obesity" e a palavra-chave "serious games". Os critérios de inclusão estabelecidos foram estudos classificados como ensaios clínicos randomizados, nos idiomas inglês, espanhol e português e que tivessem crianças como público-alvo.

Resultados:

2.746 estudos foram localizados na busca inicial e seis foram selecionados para a amostra final. Os artigos focaram tanto no estímulo a mudanças de comportamento do jogador quanto no incentivo à atividade física e melhoria de hábitos alimentares. Os estudos mostraram que o uso de serious games como estratégia pode auxiliar positivamente no enfrentamento da obesidade infantil.

Conclusão:

acredita-se que a pesquisa nessa área é uma estratégia em expansão e promissora e que tais jogos figuram como alternativas na educação em saúde de crianças.
Biblioteca responsável: BR21.1