Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Methods and challenges for the health impact assessment of vaccination programs in Latin America / Métodos e desafios da avaliação do impacto na saúde de programas de vacinação na América Latina

Sartori, Ana Marli Christovam; Nascimento, Andréia de Fátima; Yuba, Tânia Yuka; Soárez, Patrícia Coelho de; Novaes, Hillegonda Maria Dutilh.
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-962108
RESUMO OBJETIVO Descrever métodos e desafios enfrentados na avaliação do impacto de programas de vacinação, com foco nas vacinas pneumocócica conjugada e de rotavírus nos países da América Latina e Caribe. MÉTODOS Para esta revisão narrativa, foi realizada busca nas bases de dados Medline e Lilacs, usando os termos "rotavirus", "pneumococcal", "conjugate vaccine", "vaccination", "program", e "impact". A busca foi estendida à literatura cinza no Google Acadêmico. Não houve limitação por ano de publicação. Foram incluídos estudos originais de avaliação do impacto dos programas de vacinação de pneumococo e rotavírus na América Latina e Caribe, publicados em inglês, espanhol ou português. RESULTADOS Foram identificados 207 artigos. Após remover duplicatas e avaliar elegibilidade, 33 estudos foram revisados, 25 sobre programas de vacinação de rotavírus e oito de pneumococo. Estudos ecológicos, com análise de série temporal ou comparação de períodos antes e após a vacinação, foram mais frequentes. As principais fontes de dados foram sistemas de informação em saúde; sistemas de vigilância de base populacional, sentinela ou laboratorial; relatórios estatísticos; e prontuários médicos de um ou poucos serviços de saúde. Poucos estudos utilizaram dados primários. Hospitalizações e mortes foram os principais desfechos avaliados. CONCLUSÕES Nos últimos anos, número significativo de avaliações do impacto dos programas de vacinação de pneumococo e rotavírus foram realizados nos países da América Latina e Caribe. Esses estudos foram conduzidos poucos anos após a implementação dos programas, preenchem os requisitos metodológicos básicos e sugerem impacto positivo dos programas. Futuras avaliações devem considerar questões metodológicas e desafios que surgiram nesses primeiros estudos conduzidos na região.
Biblioteca responsável: BR1.1