Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Proposta de passos para a segurança do paciente no atendimento pré-hospitalar móvel / Propuesta de pasos a seguir para la seguridad del paciente en la atención pre-hospitalaria móvil / Proposal for steps towards patient safety in mobile emergency care

Castro, Grayce Louyse Tinôco de; Tourinho, Francis Solange Vieira; Martins, Maria de Fátima da Silva Vieira; Medeiros, Kleyton Santos de; Ilha, Patricia; Santos, Viviane Euzébia Pereira.
Texto & contexto enferm ; 27(3): e3810016, 2018. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-962968
RESUMO

Objetivo:

propor passos para a segurança do paciente a partir da análise dos riscos no atendimento pré-hospitalar móvel sob a ótica dos enfermeiros.

Método:

estudo quantitativo, e descritivo. Amostra intencional, composta por 23 enfermeiros. Utilizou-se o método de pesquisa fotográfica para identificar os riscos à segurança do paciente em um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de uma cidade do Rio Grande do Norte. A coleta foi realizada de março a junho de 2012 e organizada em cinco etapas obtenção das fotos de situações de segurança e não segurança; seleção de fotos pela qualidade de imagem; seleção de fotos pelos experts da temática; seleção de dez imagens de modo aleatório; e aplicação do instrumento de análise das fotos pelos profissionais. Foi utilizada a análise de conteúdo e análise descritiva.

Resultados:

os riscos apontados no estudo foram dificuldades no acondicionamento de equipamentos e materiais; especificidades do trabalho no atendimento pré-hospitalar móvel; risco de infecção; risco de traumas; e dificuldades na administração de medicamentos. A partir dessas informações e confrontos com a literatura, foram sugeridos dez passos para a segurança do paciente no atendimento pré-hospitalar, voltados às necessidades de redução dos riscos apresentados.

Conclusão:

a análise de riscos e proposta de intervenções para a segurança do paciente favorecem a qualidade do atendimento em saúde, com benefícios na esfera paciente, equipe, profissional e ambiente. Sugere-se que sejam desenvolvidas de acordo com as necessidades de cada serviço.
Biblioteca responsável: BR17.1