Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Intervenções educativas com profissionais de enfermagem e sua relação com a cultura de segurança / Educational interventions with nursing professionals and its relationship with security culture / Intervenciones educativas con profesionales de enfermería y su relación con la cultura de seguridad

Marinho, Monique Mendes; Radünz, Vera; Rosa, Luciana Martins da; Tourinho, Francis Solange Vieira; Ilha, Patrícia; Misiak, Marciele.
REME rev. min. enferm ; 22: e-1148, 2018. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-964926

Objetivo:

analisar a cultura de segurança dos profissionais de Enfermagem de unidades de internação adulto em hospital universitário do Sul do Brasil pré e pós-intervenções educativas sobre a segurança do paciente.

Método:

estudo quase-experimental, realizado de novembro/2015 a fevereiro/2016, utilizando duas intervenções educativas com 89 profissionais de Enfermagem de cinco unidades de internação, com aplicação do Safety Attitudes Questionnaire na pré e pós-intervenção.

Resultado:

os escores aumentaram, com mais destaque para o domínio percepção do estresse, com médias de 74,7 para 79,6. As médias aumentaram nos domínios relacionados aos técnicos/auxiliares de Enfermagem e em duas das unidades de internação. No entanto, a maioria dos escores indica fragilidades na cultura de segurança, com menores médias relacionadas à percepção da gerência do hospital (44,5 e 44,3).

Conclusão:

as intervenções educativas resultaram em melhores escores nos domínios clima de trabalho em equipe, clima de segurança, satisfação no trabalho e percepção do estresse.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2