Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil e o processo de trabalho dos agentes comunitários de saúde / The profile and work process of community health agents / Perfil y el proceso de trabajo de los agentes comunitarios de salud

Garcia, Ana Claudia Pinheiro; Lima, Rita de Cássia Duarte; Lima, Eliane de Fátima Almeida; Galavote, Heletícia Scabelo; Andrade, Maria Angélica Carvalho.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online) ; 11(2, n. esp): 339-344, jan. 2019. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-969614

Objetivo:

Identificar o perfil e descrever o processo de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Método:

estudo transversal descritivo, com 291 ACS vinculados a 136 equipes de saúde da família, a coleta de dados utilizou um questionário contendo variáveis sociodemograficas e seu processo de trabalho, realizou estatística descritiva e associações, por meio do teste através do teste Exato de Fisher e considerou significante p≤ 0,05.

Resultados:

(91,1%) eram do sexo feminino, a idade variou de 24 a 69 anos. Em relação à escolaridade, 85,5% referiram possuir ensino médio completo. Quanto ao processo de trabalho, 40,5% dos ACS sentem-se pouco seguros em relação ao vínculo de trabalho; o trabalho é mencionado como muito estressante por 68,7% dos entrevistados.

Conclusão:

conclui-se com esse estudo a necessidade de novas pesquisas afim de melhor compreender os eventos produtores de estresse nos ACS
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR 1208.1