Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Resultados de intervenções educativas sobre segurança do paciente na notificação de erros e eventos adversos / Resultados de intervenciones educativas sobre seguridad del paciente en la notificación de errores y eventos adversos / Results of educational interventions on patient safety in error and adverse event reporting

Marinho, Monique Mendes; Radünz, Vera; Rosa, Luciana Martins da; Tourinho, Francis Solange Vieira; Ilha, Patrícia; Misiak, Marciele.
Rev. baiana enferm ; 32: e25510, 2018. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-977296
Objetivo avaliar os resultados de intervenções educativas sobre segurança do paciente na notificação de erros e eventos adversos. Método estudo quantitativo, descritivo, realizado nos meses de julho a agosto de 2016, no qual analisou-se registros das notificações de eventos adversos, queixas técnicas e incidentes de cinco unidades de internação adulto de um hospital universitário do Sul do Brasil, ocorridos entre 1/7/2015 e 30/6/2016, comparando os números absolutos, relativos e significância, antes e após a realização de intervenções educativas. Resultados o número de notificações de erros, incidentes e queixas técnicas no período avaliado foi de 292, divididos em antes (39), durante (139) e após (114) as intervenções educativas. A significância estatística foi confirmada nas notificações relacionadas aos erros de vigilância. Conclusão as intervenções educativas sobre segurança do paciente foram responsáveis pelo significativo aumento do número de notificações de erros e eventos adversos, correspondendo a um aumento de 256%.
Biblioteca responsável: BR342.1