Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O que significa trabalhar em hospital acreditado? Percepções da equipe de enfermagem / What does it mean to work in an accredited hospital? Perceptions of the nursing team

Braga, Aline Togni; Pena, Mileide Morais; Pinhel, Inahiá.
Rev. enferm. UFPE on line ; 12(6): 1524-1531, jun. 2018. ilus, tab
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-981867

Objetivo:

conhecer a percepção acerca do processo de Acreditação no cotidiano da equipe de Enfermagem de um hospital universitário nas dimensões avaliativas de estrutura, processo e resultado.

Método:

estudo quantitativo, exploratório e descritivo, com 563 profissionais. Para a coleta de dados, utilizou-se a Escala de Likert e o tratamento dos dados foi realizado por meio de estatística descritiva e o teste Alpha de Cronbach.

Resultados:

na análise dos resultados, observou-se que a equipe de Enfermagem demonstrou percepção com maior grau de favorabilidade para a dimensão de processo, com escore médio 0,7463 (dp±0,1466); seguida pelas dimensões resultado, com 0,7256 (dp±0,1804), e estrutura, com 0,6800 (dp±0,1714), evidenciando que os benefícios derivados da Acreditação Hospitalar são reconhecidos pelos membros da equipe de Enfermagem.

Conclusão:

os escores menos favoráveis residiram na dimensão estrutura, requerendo maior atenção dos gestores, tendo em vista que uma estrutura mais adequada aumenta a probabilidade de uma assistência de melhor qualidade. O estudo permitiu compreender o contexto da Acreditação Hospitalar no ambiente da prática sugerindo possíveis intervenções para a melhoria desse processo.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1