Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A enfermagem intensivista frente à doação de órgãos: uma revisão integrativa / La enfermería intensiva frente a la donación de órganos: una revisiónintegrativa / Intensive nursing front of organ donation: an integrative review

Silva, Hetiani Barretta da; Silva, Kauana Flores da; Diaz, Claudia Maria Gabert.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 9(3): 882-887, jul.-set. 2017. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-982971

Objetivo:

Identificar as produções que abordam o papel do enfermeiro intensivista no contexto da morte encefálica, identificando seus resultados e conclusões.

Métodos:

Utilizou-se a revisão integrativa da literatura na base de dados Scielo com seis etapas, sendo elas formulação do problema, coleta de dados, avaliação dos dados, análise e interpretação dos resultados e a síntese do conhecimento. Os dados dos artigos selecionados foram organizados em tabelas para melhor compreensão dos mesmos.

Resultados:

Foram encontrados 17 artigos sobre tema, destes, 3 apresentavam os critérios de inclusão da pesquisa.

Conclusão:

Pode-se perceber a relevância de um conhecimento específico dos profissionais da saúde, principalmente os enfermeiros, na área de doação e transplantes, bem como o limitado número de publicações sobre o tema por parte dos enfermeiros e a precária abordagem sobre doação e transplantes nos currículos da graduação.
Biblioteca responsável: BR1208.1