Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Early interactions between mothers and hospitalized premature babies: the focus on the essential needs of the child / Interações entre mães e bebês prematuros: enfoque nas necessidades essenciais

Joaquim, Regina Helena Vitale Torkomian; Wernet, Monika; Leite, Adriana Moraes; Fonseca, Luciana Mara Monti; Mello, Débora Falleiros de.
Cad. Bras. Ter. Ocup ; 26(3): 580-589, jul.-set. 2018.
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-984091
Resumo

Introdução:

A literatura indica de vital importância as experiências e os cuidados aos quais toda criança tem direito a um desenvolvimento saudável, considerando suas necessidades de relacionamentos contínuos; de proteção física; de respeito às diferenças individuais; de estímulos apropriados à idade; de estabelecimento de limites e de comunidades estáveis, amparadoras de continuidade cultural.

Objetivo:

Identificar aspectos das interações entre mães e bebês prematuros hospitalizados, destacando as necessidades essenciais.

Método:

Estudo exploratório com análise qualitativa temática dos dados, fundamentado no quadro conceitual das necessidades essenciais da criança, com base em entrevistas com 14 mães de prematuros hospitalizados.

Resultados:

Relatos maternos apontam interações limitadas em razão de separação física, falta de oportunidades plenas de contatos com o filho e acolhimento profissional incipiente, mencionando ansiedade, culpa, inseguranças e dificuldades para assumir o cuidado. Resultados sugerem, como desdobramento, que as necessidades essenciais da criança ficam em vulnerabilidade.

Conclusão:

Contato precoce com o filho pode trazer a apropriação gradativa de vínculos, em busca de interações socioafetivas saudáveis. O estudo reafirma a importância da interação materna nos cuidados ao bebê prematuro para promover desenvolvimento humano. Cabe aos profissionais de saúde a organização de ambientes de cuidado sustentador, para garantir as necessidades essenciais da criança e o cuidado integral à saúde.
Biblioteca responsável: BR1.1