Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Criança diabética do tipo 1 e o convívio familiar: repercussões no manejo da doença / Diabetic child of type 1 and family life: repercussions in the management of the disease

Hermes, Thais Schmidt Vitali; Viera, Cláudia Silveira; Rodrigues, Rosa Maria; Toso, Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira; Fonseca, Luciana Mara Monti.
Saúde debate ; 42(119): 927-939, Out.-Dez. 2018. graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-986071
RESUMO A pesquisa objetivou escrever a repercussão do convívio familiar da criança diabética no manejo da doença. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo, tipo estudo de caso, com criança diabética em seguimento ambulatorial de um hospital universitário, por meio de grupo focal. Análise de dados por análise de conteúdo do tipo temática. Observou-se que Adriana (nome fictício), 11 anos, não adere às orientações e tratamentos propostos pela equipe de saúde, resultando em inadequado manejo do diabetes e altos índices glicêmicos, decorrente da relação desarmoniosa com a família e da carência de gestão dos serviços de saúde. Condições crônicas de saúde interferem no cotidiano familiar e dificultam o tratamento, especialmente de crianças. A Atenção Primária à Saúde deve utilizar ferramentas como a gestão de caso e o projeto terapêutico singular para que, em conjunto com a família e com a criança, possa obter melhor adesão ao tratamento.
Biblioteca responsável: BR1.1