Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estado nutricional antropométrico e comorbidades associadas à síndrome metabólica em mulheres submetidas à cirurgia bariátrica / Anthropometric nutritional status and comorbidities associated with metabolic syndrome in women submitted to bariatric surgery

Querido, Julia de Castro; Aguiar, Laís Rodrigues de; Justino, Marina Pereira; Faria, Sheilla de Oliveira; Silva, Roberta Ribeiro; Grasselli, Cristiane da Silva Marciano.
Sci. med. (Porto Alegre, Online) ; 26(3): ID24174, jul-set 2016.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-986983

Objetivos:

Avaliar o impacto da cirurgia bariátrica sobre o estado nutricional antropométrico e comorbidades associadas à síndrome metabólica e verificar a adequação do consumo de micronutrientes em mulheres submetidas ao procedimento.

Métodos:

Estudo observacional, transversal, no qual foram avaliadas mulheres submetidas à cirurgia bariátrica. O consumo alimentar foi avaliado por meio de registro alimentar aplicado em triplicata. O estado nutricional antropométrico (peso, altura, índice de massa corporal e circunferência da cintura) foi aferido no período pós-cirúrgico. Dados sobre antropometria antes da cirurgia e presença de comorbidades (hipertensão arterial, diabetes mellitus, dislipidemia, doenças cardiovasculares e outras doenças) foram obtidos por questionário estruturado, padronizado e pré-codificado. Para avaliação dos resultados, as mulheres foram estratificadas em dois grupos considerando o tempo transcorrido após a cirurgia no momento da avaliação G1 com tempo pós-cirúrgico até 36 meses e G2 com tempo pós-cirúrgico maior do que 36 meses.

Resultados:

Foram estudadas 14 mulheres, com média de idade de 34,6±14 anos, com tempo de realização da cirurgia compreendido entre 11 a 84 meses, sendo oito alocadas em G1 e seis em G2. Na avaliação após a cirurgia bariátrica observou-se redução do peso (p<0.01) e do índice de massa corporal (p<0.01) em ambos os grupos. Na avaliação pós cirúrgica, foram classificadas como obesas pelo índice de massa corporal 25,0% das mulheres do G1 (tempo de cirurgia até 36 meses) e 33,3% das mulheres do G2 (tempo de cirurgia após 36 meses). Verificou-se diminuição das comorbidades associadas à síndrome metabólica entre as avaliações pré e pós cirúrgicas. Foram detectadas deficiências no consumo relatado de micronutrientes após a cirurgia, destacando-se cálcio, ferro e vitamina B12.

Conclusões:

Os resultados apontam para a eficácia da cirurgia bariátrica no tratamento da obesidade e controle das comorbidades associadas à síndrome metabólica nesta amostra de mulheres. A presença de inadequações no consumo de nutrientes assinala a necessidade do cuidado nutricional no pós operatório da cirurgia bariátrica.
Biblioteca responsável: BR1323.1