Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Compreendendo o principio de integralidade na visao de discentes da graduacao em enfermagem / Comprender el principio de la integralidad a través de la visión de los estudiantes de enfermería / Understanding the principle of integrality from the view of undergraduate nursing students

Teixeira, Gabriela Bezerra; Silva, Camila Augusta da; Teixeira, Lidiane Bezerra; Monteiro, Akemi Iwata.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 17(4): 764-771, Sep-Dec/2013.
Artigo em Português | BVS Integralidade, FIOCRUZ | ID: int-4173
Este estudo objetivou investigar o conhecimento apreendido pelos discentes do 9º período da Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre o conceito de integralidade do Sistema Único de Saúde.

MÉTODOS:

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida no Departamento de Enfermagem. O público foi composto por 26 discentes do último período do curso. Para coleta das informações, utilizou-se um questionário contendo perguntas abertas, preenchido após consentimento dos participantes. A interpretação das informações seguiu a análise temática de conteúdo segundo Bardin.

RESULTADOS:

Os alunos mostraram ter uma formação adequada sobre o conceito de integralidade, descrevendo um bom aprendizado teórico, bem como as características essenciais do princípio. Entretanto, ainda há lacunas no que se refere à união do fazer teórico e prático.

CONCLUSÃO:

Os docentes poderiam investir na metodologia de ensino que articula teoria e prática, o que auxiliaria a aplicação do conhecimento teórico nos serviços de saúde.(AU)
Biblioteca responsável: BR442.1
Localização: BR433.1