Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Aplicação do princípio da Integralidade nos cursos técnicos de Enfermagem das escolas da rede SUS / Aplicación del principio de Integridad en los cursos técnicos en Enfermería de las escules de la red del SUS / Implementation of the Integrality principle in technicl nursing courses at schools in the SUS network

Tafner, Daniela Priscila Oliveira do Vale; Reibnitz, Kenya Schimidt; Lazzari, Daniele Delacanal.
Artigo em Português | BVS Integralidade, FIOCRUZ | ID: int-5184

Objetivo:

compreender a percepção dos coordenadores das escolas técnicas do Sistema Único de Saúde sobre a aplicação do princípio da integralidade no processo de formação do técnico de enfermagem.

Método:

pesquisa qualitativa, realizada por meio do Discurso do Sujeito Coletivo, com 12 coordenadores dos cursos técnicos de enfermagem das escolas técnicas do Sistema Único de Saúde.

Resultados:

da análise dos dados, emergiram duas categorias Vínculo docente e dificuldades para inserção do princípio da integralidade e Fragilidades e potencialidades dos alunos trabalhadores relacionadas ao princípio da integralidade.

Conclusão:

para os coordenadores das escolas técnicas do Sistema Único de Saúde o desenvolvimento do princípio da integralidade é uma necessidade premente; e há dificuldades para sua estruturação relativas à precarização do trabalho docente e resistência à mudança por parte dos alunos trabalhadores. Em contrapartida, o fato destes alunos já estarem inseridos na prática parece ser um facilitador do entendimento da importância de desenvolver continuamente esses princípios (AU)
Biblioteca responsável: BR433.1
Localização: BR433.1